De pequenos aparentemente inofensivos a gigantes assustadores, conheça 10 dos animais mais mortíferos do mundo. Nem todos dessa lista são predadores assassinos, mas representam perigo à vida humana e a outros animais que tem o azar de cruzar seu caminho.
Texto: Cartola - agência de conteúdo
1 - Mosquito - Espantado que nosso número 1 seja um insetinho capaz de ser morto com a palma da sua mão? Pois saiba que o mosquito transmissor da malária mata quase 1 milhão de pessoas por ano. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada 30 segundos uma criança africana perde a vida por causa da doença. A maioria dos casos na África afetam crianças, afirma a bióloga Maria Anice Sallum, professora do departamento de epidemologia da Faculdade de Saúde Pública da USP. "No Brasil, a assistência é bastante efetiva. Em 2009, tivemos 306 mil casos de malária, a maioria na região amazônica", explica Maria Anice Sallum, doutora em saúde pública.
Foto: Getty Images
2 - Naja - Se você não for um encantador de serpentes indiano, não se aproxime. Essa cobra de aproximadamente 2 m possui um veneno neurotóxico capaz de matar um homem com uma mordida. Claro que, se pudesse falar, ela alegaria legítima defesa, mas aí, a vítima já estaria estatelada no chão, depois de sofrer paralisia muscular ou até mesmo uma parada cardiorrespiratória. Essa espécie é responsável por milhares de mortes por ano na Ásia. O professor titular do departamento de Zoologia da USP Miguel Trefaut Rodrigues diz que as cobras do gênero Naja são parentes das corais verdadeiras que existem no Brasil. Rodrigues lembra que algumas espécies, como a Naja melanoleuca, da África, esguicha o veneno em direção aos olhos do homem, causando irritação e problemas sérios na vista.
Foto: Getty Images
3 - Vespa-do-mar - Essa água-viva não tem intenção de ferir ninguém. Como tem dificuldade de locomoção e vive à deriva no mar, normalmente acaba agrupada com outras da sua espécie e fica difícil desviar de seus tentáculos de quase 15 m. Segundo a revista Science, uma vespa-do-mar pode ter até 60 tentáculos, cada um com 5 mil células que liberam uma neurotoxina capaz de matar 60 humanos.
Foto: Guido Gautsch/Divulgação
Foto: OpenCage/Divulgação
Foto: Guido Gautsch/Divulgação
Foto: OpenCage/Divulgação
4 - Tubarão branco - Este sim é um injustiçado. Costuma figurar em toda lista de "animais assassinos" publicada depois do clássico filme de 1975 Tubarão, de Steven Spielberg. Mas você sabe quantas pessoas morrem por ano vítimas de tubarões brancos? Uma média de 1,2 desde 1990. Em 2010, do total de cinco ataques em todo o mundo, somente um foi fatal. Os ataques acontecem essencialmente em águas mais frias, como no litoral da Austrália, da Califórnia (EUA) e da África do Sul, onde os exemplares são maiores - atingem até 6 m - e capturam foca, leão-marinho ou lobo-marinho
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
5 - Leão africano - Caçadores quase perfeitos. Assim podemos definir o leão africano, com suas garras afiadas, presas gigantes e reflexos rápidos. De acordo com Carlos Alberts, professor de Zoologia da Unesp, campus de Assis, os ataques contra humanos têm se intensificado em algumas regiões da África porque o homem está expandindo sua área agrícola. "Isso atrai algumas presas do leão, especificamente o potamoquero, um tipo de porco africano. Esse animal invade as plantações em regiões onde a população é muçulmana e, portanto, não se alimenta de porcos", explica Alberts.
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
6 - Tigre - Vai pra Índia? Junto ao seguro-saúde, imprima uma foto do seu rosto em tamanho real, faça um furo em cada extremidade e amarre um elástico entre os dois. Pronto! Essa será sua defesa caso cruze com um tigre. Carlos Alberts, professor de Zoologia da Unesp, campus de Assis, diz que o tigre, assim como o leão, usam a emboscada como método de ataque. "Eles esperam um humano se aproximar e atacam por trás. O próprio peso do animal (300 kg no caso de um tigre) pode ser suficiente para o abate. Senão, os dentes e as garras fazem o serviço", explica. Ainda não entendeu o porquê da máscara com sua foto? Os indianos a fixam na parte de trás da cabeça. O esperto do tigre se confunde e evita investir na vítima. Mesmo assim, na Índia e em Bangladesh, os ataques têm sido um problema grave. Então, para garantir, não se fie apenas na máscara na sua próxima viagem à Ásia, ok?
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Barcroft Media/Getty Images
8 - Elefante - Esqueça a fofura do personagem Dumbo. Elefantes são responsáveis por mais de 500 mortes anualmente em todo o mundo. Herbívoros, eles não vão comer você. Porém, a presença humana em ambiente selvagem é interpretada por eles como um perigo em potencial, especialmente se houver filhotes por perto. Pesando até 6 t, um elefante pode perder o controle ao deparar com uma aglomeração de pessoas, seus ruídos e movimentos. "Mas não se pode descartar, como razão de descontrole do animal, o efeito dos métodos de doma, que podem ser bastante cruéis", ressalta o professor.
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
Foto: Getty Images
10 - Sapo-flecha - Um bichinho de aproximadamente 4 cm é capaz de matar 10 homens com seu veneno. Mas o sapo-flecha é tão bonzinho que ele não usufrui desse potencial assassino. Segundo o biólogo do museu biológico do Instituto Butantan Marcelo Bellini, a neurotoxina é um mecanismo de proteção do anfíbio, caso algum predador queira comê-lo. "Para levar um homem à morte, seria preciso que o veneno entrasse em contato com a sua mucosa", explica. Habitante de ambientes úmidos no Suriname, o sapo-flecha tem esse nome pois índios da região costumam raspar a toxina liberada pela pele do anfibio com a ponta das flechas que usam para caça. Assim aumentam as chances de matar suas presas. O mais curioso é que você pode ter esse sapinho como bicho de estimação em casa ¿ se morar em um país onde a prática não seja ilegal, como é no Brasil. Nos Estados Unidos e em alguns países da Europa, é permitido. "Fora do seu habitat natural, ele perde seu veneno, pois a toxina não é produzida por ele, mas vem de um fungo do qual formigas e cupins se alimentam. Esses insetos, por sua vez, são comidos pelo sapo", diz Bellini.
Foto: Dirk van der Made/Divulgação
Foto: Dirk van der Made/Divulgação
Fonte: Terra
Nenhum comentário:
Postar um comentário