sábado, 19 de novembro de 2011

Economia: Audiências públicas discutem projetos eólicos e termelétrica na próxima semana

Na próxima segunda-feira, 21, acontecem mais duas audiências públicas do processo de licenciamento ambiental presididas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) sobre complexos eólicos no Estado do Ceará. A primeira delas será em Paraipaba, às 9 horas, na Capela de Nossa Senhora da Conceição situada em Calumbi II, Zona Rural. O projeto é de interesse da Central Geradora Eólica (CGE) Alcântara Ltda. Além dela, também é composto por Calumbi, Ipanema e Potengi. Ao todo, serão 46 aerogeradores com potencial nominal de 2000 KW.

À tarde, às 16 horas, outra audiência será realizada pela Semace na Escola Eudes dos Santos Melgaço, localizada na comunidade de Rodela, no município de Amontada. Na ocasião, será apresentado o projeto formado pelas CGEs de Ilha Grande, Palmas e Ribeirão, que também dá nome à empresa responsável pelo complexo. A primeira central está projetada para possuir capacidade instalada de 30 megawatts, produzida através de 15 aerogeradores. Cada uma das demais terão 10 aerogeradores e capacidade de 20 megawatts.

Na terça-feira, 22, a Usina Termelétrica Endesa Fortaleza II, a ser instalada no Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), também passará pela fase de audiência pública do processo de licenciamento ambiental. O evento acontece às 18h30min, na Quadra poliesportiva da Escola Euclides Pereira Gomes, localizada na rua Marcionília Sampaio, S/N, no Centro do distrito de Pecém, em São Gonçalo do Amarante. O projeto da empresa Endesa, como os das eólicas, busca adquirir licença prévia (LP), que aprova a viabilidade ambiental do empreendimento, mas não permite o início das obras. Antes da construção, a usina ainda terá que concorrer à leilão para concessão de energia elétrica e possuir a licença de instalação da Semace.

Em todos os casos, as audiências servirão de subsídio para elaboração de parecer técnico da Semace. O documento será levado ao Conselho Estadual de Meio Ambiente (Coema) para apreciação e votação dos conselheiros. Os projetos aprovados pelo colegiado terão publicada resolução em Diário Oficial do Estado (DOE), o que permitirá a emissão da licença prévia.

Nenhum comentário: