sábado, 19 de novembro de 2011

Internet: Estado possui o maior número de fraudes do País

Pesquisa da empresa ClearSale revela que o Estado tem 16,45% de fraude ou tentativa por volume de compra online
A compra online é uma realidade social que mostra o quanto a Internet alterou a noção de tempo e espaço, facilitando a vida dos consumidores, que podem adquirir produtos sem sair de casa. Essa comodidade, porém, pode ser sinônimo de insegurança e prejuízo.

O Ceará, conforme levantamento da ClearSale, empresa especializada em autenticação de compras virtuais e na prevenção de fraudes online, é o Estado brasileiro que possui a maior porcentagem de fraude ou tentativa por volume de compra virtual, com 16,45%. Em seguida, aparecem Bahia (12%), Alagoas (8%), Rio Grande do Norte (8%), Distrito Federal (7%) e Pará (7%).

Em 2010, no período compreendido entre janeiro e outubro, foram registrados 115.612 casos no Ceará, um aumento de 197%, se comparados ao igual período de 2009, com 38.854 ocorrências. Esse crescimento, segundo a empresa, está ligado ao maior volume de compras no ano passado.

A pesquisa mostra também que 62% dos crimes com transações financeiras fraudulentas correspondem à Região Nordeste. Depois, empatadas, aparecem as regiões Norte e Centro-Oeste (32%), seguidas por Sudeste (11,2%) e Sul (3,7%).

Os principais alvos de ataques virtuais na época analisado foram objetos como games, notebooks, roupas, celulares, sapatos e acessórios. Já os produtos de beleza e saúde, eletroportáteis, eletrodomésticos, utilidade doméstica e brinquedos foram os que sofreram menos ataques, segundo a ClearSale.

Matéria completa AQUI


Nenhum comentário: